sábado, 11 de outubro de 2008

8 e 9 de Outubro - A Mentira Alcança o seu Ápice

Por Hilda de Freitas

O QUE ACONTECEU NO DIA 8 MOSTRA FINALMENTE E CLARAMENTE QUE A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PAULO HARTUNG PARA IMPLANTAR O PÓLO INDUSTRIAL DE ANCHIETA É A MENTIRA, UMA GRANDE MENTIRA FINANCIADA PELAS MULTINACIONAIS!
ELA COMEÇA PELA ARQUITETURA DO PLANO, ELABORADO PELA ONG ESPIRITO SANTO EM AÇÃO, A ONG DAS MULTINACIONAIS QUE FINANCIARAM A CAMPANHA DE PAULO HARTUNG.
SE ATÉ ISSO FOI POSSÍVEL, O RESTO É FICHINHA!
O ESPÍRITO SANTO FOI PRIVATIZADO E ISSO SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER OU QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE VER.
QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE VER É O POVÃO, ENGANADO ATRAVÉS DA MÍDIA, QUE HÁ DOIS ANOS CARREGA A CENOURA NA FRENTE DO NARIZ DA POPULAÇÃO, PROMETENDO EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO E ESCONDENDO TODO O RESTO.
O RESTO É QUE AS TERRAS E O POVO CAPIXABA ESTÃO SENDO CONDENADOS AO CAOS IRREVERSÍVEL.
O RESTO É QUE AS LEIS SÃO IGNORADAS OU ALTERADAS PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DAS GRANDES EMPRESAS E QUE NINGUÉM ESTÁ PREOCUPADO EM PREPARAR A REGIÃO E SEUS HABITANTES PARA ACOLHEREM UM PÓLO INDUSTRIAL DE PROPORÇÕES GIGANTESCAS, TÃO GIGANTESCAS QUANTO A IRRESPONSABILIDADE DOS IDEALIZADORES DA OBRA.
SENÃO, QUE NOS DIGAM, O QUE EXISTE DE CONCRETO? ONDE ESTÃO AS INFRA-ESTRUTURAS, ONDE ESTÁ O EIA/RIMA E TODOS ESTUDOS QUE SERIAM NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PÓLO IINDUSTRIAL?
HÁ QUASE DOIS ANOS A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA LUTA PARA OBTER ESCLARECIMENTOS, INFORMAÇÕES E DEBATES COM AS AUTORIDADES.
AO INVÉS DISSO, A MÁQUINA TRABALHA PARA COOPTAR, NEUTRALIZAR OU DESMORALIZAR SEUS OPOSITORESAO.
OS CONSELHOS, CRIADOS PARA QUE A SOCIEDADE PUDESSE PARTICIPAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, SE TORNARAM MAIS UM BRAÇO DO PODER PÚBLICO, OU UM BALCÃO DE NEGÓCIOS PARA OS PSEUDO-REPRESENTANTES DOS INTERESSES COLETIVOS JÁ QUE MUITAS ASSOCIAÇÕES SÃO CRIADAS APENAS PARA ATENDER A INTERESSES ESCUSOS DE PESSOAS OU GRUPOS POLÍTICOS.
A FARSA SE INSTALOU E ESTÁ POR TODA A APARTE E QUEM NÃO ENTRA NA DANÇA AINDA CORRE O RISCO DE SER DIFAMADO E PERSEGUIDO.
E AGORA, AO QUE TUDO INDICA ELES ESTÃO CHEGANDO À RETA FINAL!!! E PARECE QUE A RETA FINAL, PELO QUE ACONTECEU NO DIA 8 ESTÁ CARECENDO DE COORDENAÇÃO!
VEJAMOS:
NO DIA 8 DE OUTUBRO O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO GUILHERME DIAS PARTICIPOU DA REUNIÃO DO FÓRUM DE UBÚ E, RESPONDENDO AS PERGUNTAS DAS ENTIDADES, AFIRMOU QUE:
* NÃO HAVERÁ NENHUMA PRECIPITAÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PÓLO INDUSTRIAL;
* SERÃO REALIZADOS TODOS OS ESTUDOS EXIGIDOS POR LEI, A COMEÇAR PELO EIA/RIMA E QUE, ALÉM DISSO, SERÃO REALIZADAS REUNIÕES PÚBLICAS PARA ESCLARECIMENTO E DEBATE DE TODAS AS QUESTÕES LEVANTADAS PELA SOCIEDADE CIVIL;
* NEM TUDO O QUE SE VÊ NOS JORNAIS É VERDADE...(?);
* O GOVERNO DECIDIU QUE NÃO HAVERÁ INDÚSTRIA QUÍMICA, REFINARIA DE PETRÓLEO OU TERMOELÉTRICA NO PÓLO OU QUALQUER INDÚSTRIA CUJA NATUREZA POSSA REPRESENTAR UMA GRANDE AMEAÇA AO MEIO AMBIENTE E À SEGURANÇA DA REGIÃO;
* NADA ESTÁ DECIDIDO COM RELAÇÃO A BAOSTEEL!!!!!
ENQUANTO ISSO, EM VITÓRIA, O DIRETOR-PRESIDENTE DA BAOSTEEL LI YASONG CONCEDE PELA PRIMEIRA VEZ UMA ENTREVISTA À IMPRENSA E CONFIRMA QUE A BAOSTEEL SE INSTALARÁ EM ANCHIETA ATÉ JUNHO DE 2009 E ANUNCIA OFICIALMENTE QUE SERÃO NECESSÁRIOS 15 MIL TRABALHADORES PARA SUA INSTALAÇÃO E A CONTRATAÇÃO DE 3 MIL PESSOAS QUANDO A USINA ESTIVER EM OPERAÇÃO.
COM A PALAVRA O SECRETÁRIO. ONDE ESTÁ A VERDADE? O PRESIDENTE DA BAOSTEEL DIRIA UMA COISA DESSAS SEM SEU RESPALDO? TERIA INVENTADO TUDO? UM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO PARA UMA GRANDE EMPRESA NÃO É COISA QUE SE FAÇA DA NOITE PARA O DIA, SÃO MUITAS AS ETAPAS QUE TÊM QUE SER PERCORRIDAS, SEM CONTAR QUE O PRÓPRIO PÓLO TEM QUE TER UM EIA/RIMA.
COMO SERIA POSSÍVEL COMEÇAR A INSTALAÇÃO DA BAOSTEEL EM JUNHO? ATÉ O PROCESSO DA TERCEIRA USINA DA SAMARCO, QUE HAVIA SIDO PREVISTO E PREPARADO DURANTE ANOS, LEVOU QUASE DOIS ANOS PARA SER CONCLUÍDO. PERTO DA BAOSTEEL A TERCEIRA USINA É ANÃ!
QUEREMOS RESPOSTAS OU PARTIREMOS PARA OUTROS CAMINHOS!!!!!
QUE A CHINA NÃO TENHA NEM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, COMO FOI DECLARADO PELO SEU PRÓPPRIO EMBAIXADOR EM RECENTE ENTREVISTA AO SBT, ISSO NÃO NOS SURPREENDE.
MAS NÓS TEMOS!!!!
QUE A CHINA É O PAÍS QUE MAIS DESRESPPEITA OS DIREITOS HUMANOS, DISSO TAMBÉM TODO MUNDO SABE!
ENTÃO, NÃO TENTEM TRAZER A CHINA PARA CÁ!!!!!
ALÉM DO MAIS, SR. SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMEENTO, UMA ÚLTIMA PERGUNTA, A MAIS IMPORTANTEDEPOIS DE TUDO O QUE O SENHOR NOS AFIRMOU NO FÓRUM DE UBÚ, ENQUANTO EM VITÓRIA O DIRETOR-PRESIDENTE DA BAOSTEEL LI YASONG DECLARAVA EXATAMENTE O CONTRÁRIO PARA A IMPRENSA, EM QUE E "EM QUEM" PODEMOS ACREDITAR?

2 comentários:

Comunidade disse...

No Maranhão e em Volta Redonda a Baosteel recebeu um XÔ. E em ANCHIETA ?
Se os empresários capixabas estão em dúvida da instalação da Baosteel em Anchieta, agora imagine como está a cabeça das lideranças e moradores de Anchieta, Guaraparí e Piuma, que já amarga a pior crise na segurança vivida na região, gerada pela expectativa da vinda da Chinesa e construção da terceira usina da Samarco. Anchieta já contratou 80 guardas, um gasto de quase 2 porcento do que arrecada. É mole? quem paga é o povo.

Comunidade disse...

O estatuto da cidade, nome da lei federal n°10257, trouxe eu seu bojo novos arranjos que responsabiliza o empreendedor pelo impacto que causar.
Assim, por exemplo, uma empresa com Samarco, que causau grande impacto pelo migração humana trabalhista devido a instalação da terceira Usina de pelotização,seja na segurança, saúde ou educação ou demais equipamentos públicos poderia ser responsabilizada via contrato (termo de compromisso), firmado com o poder público para ser responsabilizado em executar determinada obra e/ou manter permanentemente médicos e equipamentos, por exemplo no MEPES (ONG sem fins lucrativos) em decorrência de seu impacto no município de Anchieta, Guaraparí ou Piúma.
O legislador buscou assim levar à sociedade que empresas causadoras de impacto social e ambiental deva cumprir sua função social deste jeito.
Emprego e imposto não é tudo e sim o mínimo. Empresas ainda hoje semeiam e consegue enganar técnicos de prefeituras, estado e sociedade, que determinado equipamento público (por exemplo calçar uma rua, fazer uma praça ) é responsabilidade do Governo.
Temos que evoluir, e não regredir como ainda tenta o prefeito de Anchieta apoiando empresa que levaria a cidade a um falso El dourado, levando o município a triplicar ou quatruplicar sua população em poucos anos. Isso Significa o fim de viver com qualidade de vida na cidade. Isso nós não queremos.
SALVE VIDAS. VIVA ANCHIETA, GUARAPARÌ e Você!