domingo, 2 de novembro de 2008

A era Gratz versus a era PH

Como cidadão capixaba de nascimento e de muito trabalho nessa terra abençoada por Deus em todos os sentidos, ultimamente, tenho refletido sobre o que realmente mudou, politicamente, nos últimos 15 anos, em meu Estado. Uma das conclusões a que cheguei é sobre a era Gratz versus a era PH, que agora passo a compartilhar com os leitores.
Quais as diferenças e similaridades de uma era para a outra? Em que os seus maiores protagonistas, José Carlos Gratz e Paulo Hartung, influenciaram em sua respectiva era? Confesso que as respostas a essas primeiras indagações me impressionaram muito, pois as similaridades foram mais intensas do que as diferenças. Na verdade, a diferença maior está na estratégia, pois enquanto uma era mais aberta e direta, mesmo sendo impopular, a outra é mais inteligente e sorrateira, utilizando-se de mecanismos de troca-troca numa verdadeira prostituição com aqueles quem detêm o poder econômico (leia-se Movimento ES em Ação). Mas, sigamos em frente.
Vejamos as diferenças. Enquanto na era Gratz, o poder público era absoluto, na era PH, o poder privado se torna absoluto. Enquanto na era Gratz, o Legislativo controlava o Executivo, na era PH, o Executivo controla o Legislativo.
Agora as similaridades. Enquanto na era Gratz, o super homem era o José Carlos Gratz, na era PH, o imperador é Paulo Hartung. Enquanto na era Gratz, havia uma legião de deputados fiéis aos desmandos cometidos, na era PH há uma legião de secretários e até setores da imprensa que seguem cegamente o “canto da sereia” de Paulo Hartung.
Agora a maior e mais perigosa das similaridades: A Paixão pelo Poder, pelo controle absoluto, a ponto de destruir todo aquele que se opuser no seu caminho ou até mesmo pensar diferente!
O ES é muito mais do José Carlos Gratz e muito mais do que Paulo Hartung.MOVIMENTO ES EM RE-AÇÃO!!

Nenhum comentário: